quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Passado e Presente, 06/10/2010

Passado e Presente

O regime republicano tem uma centena de anos e numa época de crise nenhum discurso foi capaz de encontrar algo de inspirador na I República e nos seus dirigentes. Apenas os ideais. Estes podiam ser republicanos ou monárquicos. Não constituíam monopólio dos primeiros. Mesmo na educação, o ideário visando o incremento do ensino público estava longe de ser monopólio republicano. Há várias tentivas de reformas do sistema de ensino, durante a monarquia constitucional, até antes de 1850. Aliás, o próprio presidente das comemorações reconheceu a incapacidade republicana em realizar os seus objectivos. Passados cem anos voltámos a estar numa encruzilhada. Não foi a crise internacional que provocou, de maneira repentina, o endividamento galopante do país. Foi a arrogância do "novo-riquismo" de sucessivos governos, sobretudo socialistas e republicanos, que para se perpetuarem no poder gastaram mais do que tinham. Mentiram descaradamente nas últimas eleições ao Povo Português, ocultando a situação das contas públicas. A responsabilidade, Sr. PM, começa exactamente pelo Governo e há pelo menos seis anos. Os republicanos de hoje são tão incompetentes como os de 1910.

1 comentário:

  1. A propósito recomendo a leitura do artigo do historiador Rui Ramos, publicado na "Atual" do "Expresso" em 2 de Outubro de 2010 e que termina dizendo: " A República não justifica o Estado Novo, mas explica-o".
    Trinta e seis anos após o 25 de Abril, a incompetência da I República parece estar a ter continuidade na nossa III República.
    Maria Teresa Relva

    ResponderEliminar