sexta-feira, 29 de julho de 2011

Optimismo (a propósito de declarações do Ministro da Educação sobre a avaliação dos professores)

O Ministro da Educação é, na verdade, um matemático, pois assume que cada problema tem uma solução lógica. Só assim se explica a seu optimismo axiomático. Parece basear-se nas seguintes premissas: o ministério pretende a avaliação, as escolas querem colaborar no esforço avaliador, os professores desejam ser avaliados e os organismos representativos dos diferentes grupos de pressão ligados ao sistema educativo (sindicatos, associações de pais, autarquias, etc) anseiam por um sistema para avaliar de maneira justa os docentes. Todos esforçar-se-iam, nesta canícula, em obter dentro do prazo anunciado (mais ou menos no início do próximo ano lectivo) uma solução consensual, aprovando o teorema, perdão, a proposta ministerial...Mas mesmo para os leigos da abstração matemática, evidencia-se que o número de variáveis permite ensaiar múltiplas simulações, meditar, talvez, em inúmeras equações, pensar em possíveis derivadas e antecipar eventuais corolários. Certamente, o Professor Nuno Crato terá já na algibeira o algoritmo capaz de introduzir a racionalidade necessária na abordagem das diferentes opiniões e subsequentes debates. Desse modo, conseguirá, após processo escolástico irrepreensível, a fórmula consensualmente avaliadora almejada por todos...Pois é, como a história recente prova acerca deste assunto será conveniente juntar álgebra e bioquímica. Os números não chegarão...e as reações químicas serão de uma natureza que a própria biologia dificilmente explicará. Assim é a política...portanto, boa sorte.

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