quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Estas ocorrências...(a propósito das notícias publicadas acerca da influência da maçonaria resultante de denúncias de ambições de um ex-chefe dos serviços de informação).

Estas ocorrências com "lojas maçónicas" demonstram, sobretudo, a fraqueza de pessoas e instituições. A maçonaria em Portugal sempre foi empolada. O mito criado no século XVIII, como organização secreta defensora de valores "liberais", anti-Igreja e anti-antigo regime (absolutismo) criaram-lhe uma aurea de mistério idealista. Muito mais tarde, o execrável assassínio de El-Rei D. Carlos e a subsequente tragédia nacional, contribuíram para a criação de uma espécie de folclore de poder ao seu redor. A tacanhez do regime salazarista contribuiu para que essa mitologia bacoca chegasse aos dias de hoje. Havia monárquicos e republicanos maçãos, como talvez haja ainda. E todos os indícios apontam, que a conspiração, que vitimou aquele notável Monarca, envolveu indivíduos rancorosos e despeitados (monárquicos e republicanos), porque não conseguiam alcançar legitimamente o poder. O facto de pertecerem ou não à maçonaria constituiu a variável menos relevante naquele muito nefasto drama, prelúdio da infeliz chegada ao poder de facínoras, os quais, durante dezasseis anos, conduziram o País à ruína e à ditadura. Aliás, alguns dos apoiantes do Rei utilizavam também  "avental" como distintivo. Era então chique, sinal de prestígio e, em parte, uma espécie daquilo a que se chama "gauche chic", hoje em dia.
Algo, no entanto, vale a pena apontar: ao longo da história, prova-se que, todo e qualquer o tipo de organização secreta existiu, sempre, para tentar ser um factor de influência ou tráfico de favores. E procura, inevitavelmente, condicionar governos ou outros orgãos de poder. Se o conseguem ou não, depende da capacidade dos seus membros e da força e transparência das instituições.
Agora, se as pessoas pretendem usar avental ou guardanapos, não apenas para cozinhar, ninguém tem nada a ver com isso. Não há razão para medos. Deixem as teorias de conspiração para os romances de Dan Brown e similares.
Depois, para muitas pessoas, é importante integrar qualquer coisa de misterioso. Dá-lhes um sentimento de grandeza e cumplicidade. Se se sentem felizes em orar para um altar com um olho espalmado num triângulo, porque não?! Há coisas bem piores...  

Sem comentários:

Enviar um comentário